Berço de cidades mineiras e de inconfidentes

A importância de Taubaté nessa fase da história é tamanha que, segundo os registros históricos, 18 cidades mineiras foram fundadas por taubateanos ou moradores da vila, como: Sabará, Mariana, Ouro Preto, São João Del Rei, Tiradentes, Campanha, Pitangui, Itabira, Caxambu e muitas outras.

A importância de Taubaté nessa fase da história é tamanha que, segundo os registros históricos, 18 cidades mineiras foram fundadas por taubateanos ou moradores da vila, como: Sabará, Mariana, Ouro Preto, São João Del Rei, Tiradentes, Campanha, Pitangui, Itabira, Caxambu e muitas outras. A vila se tornou um polo de irradiação de cultura, política e povoamento.  

A influência de Taubaté  também chegou à política: durante a Inconfidência Mineira (1789), o Padre Carlos Correia de Toledo e Melo, natural da cidade, foi um dos mentores intelectuais do movimento separatista. Seus irmãos, Luiz Vaz de Toledo Piza e Bento Cortez de Toledo, também participaram da revolta. Os três enfrentaram punições severas: degredo, exílio e perseguição, mas ficaram para sempre registrados como símbolos da resistência à opressão colonial.